Cerveja e Trabalho
29/09/12 10:40Junto com futebol, cerveja é uma das paixões do brasileiro. Dependendo do grau alcoólico e do ambiente, recebe diferentes nomes como breja, gelada, cerva, loira, birra etc
Poucos são os que não apreciam desfrutar o “suco da cevada” nos momentos de relaxamento como praias, churrasco, jogos de futebol entre outros.
Uma questão interessante, do ponto de vista econômico, é quanto custa esse prazer? Ou melhor, quanto o brasileiro, em média, teve que trabalhar para conseguir pagar aquela garrafa em cima da mesa?
A revista The Economist publicou em seu site, nessa semana, uma pesquisa muito interessante realizada pelo UBS.
Nessa pesquisa, foi estimado qual seria o tempo de labuta necessário para comprar 500 ml de cerveja em diferentes países, conforme gráfico a seguir.
Interessante notar que nós, brasileiros, em média, necessitamos de um pouco mais de 20 minutos de esforço para desfrutar uma única garrafa, esse tempo é muito próximo à média internacional.
No ranking das nações que mais devem se esforçar por uma cerveja, o Brasil está colocado em oitavo lugar.
Os americanos são os que menos precisam se esforçar para o prazer de um chopp gelado, são necessários somente 8 minutos de trabalho.
Os publicitários podem se valer da pesquisa, e na próxima propaganda utilizar, além dos costumeiros homens e mulheres com corpo perfeito, cenas de praia e outras paisagens, momentos de divertimento, perguntar ao espectador: Será que isso não vale 20 minutos de esforço?
Post em parceria com Giovana Carvalho, graduanda em Economia pela FGV-EESP.