Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Caro Dinheiro

por Samy Dana

Perfil Samy Dana é Ph.D em Business, professor da FGV e escreve no caderno Mercado

Perfil completo

O brasileiro está mal acostumado

Por Samy
12/11/12 03:00

Anualmente, o governo federal recolhe milhões de reais de contribuintes do PIS ou do PASEP que não aproveitam a cota à qual têm direito. Outra instituição que tem muitos lucros é  a loteria federal que absorve diversos prêmios de ganhadores que não buscam suas recompensas por mero esquecimento.

O mesmo ocorre para os inúmeros programas de fidelidade com os quais nos deparamos atualmente, que vão desde os tradicionais planos em lojas de departamento, postos de gasolina e restaurantes, até os inovadores descontos em serviços funerários.

Estes preciosos e atraentes planos são fruto da mente dos perspicazes publicitários que inundam o mercado com suas ideias buscando extrair o máximo possível do consumidor. E a estratégia selecionada é de sucesso: o comprador adquire o produto que promete o maior retorno em benefícios intangíveis e cumulativos sem se preocupar em verificar a quantidade de pontos que está recebendo e a data de expiração.

É mais importante para o cliente saber que está acumulando uma larga quantia de pontos crendo que poderá tirar grande proveito destas vantagens futuramente do que convertê-los, de fato, em benefícios.

Um dos casos mais comuns de perda de pontos é o de empresas aéreas com suas tão estimadas milhas, obtidas a partir do consumo de passagens.

Segundo dados do Banco Central, o montante de milhas expiradas em um ano é suficiente para emitir mais de 5 milhões de passagens aéreas entre o Brasil e qualquer destino da América do Sul.

Este valor é altíssimo, já que o valor real do produto adquirido com a utilização das milhas é muito inferior ao valor gasto para obtenção destas vantagens.

Tomemos como exemplo uma passagem de ida em alta temporada para os Estados Unidos com o valor de US$2.300,00. Esta mesma passagem pode ser adquirida por 2.3000 milhas obtidas a partir do seguinte parâmetro: a cada mil dólares gastos o cliente acumula-se mil milhas com três anos de duração.

Isso significa que apenas após viajar dez vezes em três anos o consumidor poderá resgatar um benefício equivalente ao que está acostumado e na décima primeira viagem o turista provavelmente já estará com saudade de casa.

Enquanto isso, a empresa atinge diversos benefícios com estes programas, pois a estratégia elimina a comparação de preços com outros produtos através da oferta de ganhos que nem chegam a ser efetivados e ainda é capaz de fidelizar o cliente!

Os dois principais motivos para o abandono dos pontos são: a falta de controle da quantidade de programas em que se participa; e a quantidade de entraves criados pelas empresas até que se consiga obter os prêmios devidos.

Por isso, é importante que o consumidor esteja sempre atento aos planos em que é filiado, aos ganhos e às datas de expiração de cada programa, e também tente, quando possível, concentrar seus pontos em um único fornecedor. Assim será possível evitar que tantos milhões em prêmios que valem mais do que dinheiro sejam desperdiçados.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog

Buscar

Busca

Categorias

  • Caro Dinheiro Impresso
  • Economicamente Viável
  • Em busca do Tesouro Direto
  • Faz sentido isso???
  • Instrumentos Financeiros
  • Mundo Econômico
  • Perfil Econômico
  • Recent posts Caro Dinheiro
  1. 1

    Estamos de mudança

  2. 2

    Mundo Econômico - 18 de Agosto

  3. 3

    Inteligência financeira em família

  4. 4

    Por que os juros são tão altos no Brasil?

  5. 5

    Vantagens e desvantagens das compras coletivas

SEE PREVIOUS POSTS

Categorias

  • Caro Dinheiro Impresso
  • Economicamente Viável
  • Em busca do Tesouro Direto
  • Faz sentido isso???
  • Instrumentos Financeiros
  • Mundo Econômico
  • Perfil Econômico
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).