Viés do presente
28/11/12 13:28O final do semestre chegou e com ele muitos alunos desesperados para tirar o atraso nas matérias e estudar 5 meses de aulas em 5 dias e profissionais desvairados para cumprir as metas que se impuseram até o fim do ano.
Basta ir aos shoppings poucos dias antes do Natal e você vai perceber que a maioria das pessoas continua deixando para comprar os presentes em cima da hora. Mas, se já sabemos que isso acontece e que é péssimo não achar lugar para estacionar, ficar parado em filas quilométricas, por quê todo semestre/ ano é assim?
Os psicólogos chamam esse efeito de viés do presente. É natural das pessoas postergar suas atividades para o limite em que elas podem ser realizadas, isso porque desejam o máximo do bem-estar no presente.
Um experimento famoso pergunta às pessoas o que elas preferiam comer daqui a uma semana: uma fruta fresca ou uma barra de chocolate suíço. A maioria responde que preferia a fruta. No entanto, quando lhes oferecem instantaneamente, a maioria pega a barra de chocolate.
Esse viés explica porque você adia ao máximo sua ida ao dentista, ou o preenchimento de sua declaração do imposto de renda. Os comerciantes, sabendo disso, utilizam artifícios como posicionar guloseimas na saída da loja, perto do caixa.
Embora a procrastinação seja natural, vale a pena lutar contra ela, através da disciplina, para atingir seus objetivos.
Post em Parceria com Giovana Carvalho, graduanda em Economia pela FGV-EESP