Novo conceito de serviço de Táxi
17/01/13 07:00O transporte e a locomoção é um problema constante na agenda das grandes cidades brasileiras. Se por um lado o trânsito é caótico e o custo de manter um carro é desanimador, por outro, a malha de ônibus e metrô não atendem de forma adequada e eficiente as demandas dos cidadãos.
Diante disso, a demanda por táxi cresce a cada dia. Em cidades como São Paulo, os usuários de táxi ainda possuem a vantagem de andar em corredores chegando de forma mais rápida do que com carro próprio.
Como diz a popular fala: “em toda vantagem há sua desvantagem”, o táxi não fica de fora. Apesar de suas comodidades, o táxi é um meio de transporte caro, cabendo muitas vezes ao consumidor pensar duas vezes antes de solicitar um.
Estudos como o da Folha mostram que, até 15 km diários, do ponto de vista financeiro vale mais a pena andar de táxi do que de carro.
Pensando nisso, surge uma proposta para tentar solucionar tal problema. É o programa Meia Bandeirada, fazendo com que os clientes passem a “rachar táxi” com outros passageiros, conforme o explicado no vídeo abaixo:
Essa ideia também objetiva reduzir a poluição, o trânsito, tempo de espera e dores de cabeça ao desembolsar grandes quantias. Por meio de um sistema inteligente, o motorista do táxi cadastrado recebe em seu smartphone, da central da empresa Meia Bandeirada (site lançado hoje), informações de possíveis clientes que possuem um itinerário comum.
Os clientes conseguem dividir a quantia a ser paga ao taxista. O compartilhamento do táxi é sugerido apenas se houver economia de pelo menos 30% para cada passageiro embarcado. Segundo a empresa, pode haver, em média, uma redução de 40% até 60% no pagamento.
A solicitação do serviço é feita totalmente online e funciona 24 horas, não dependendo de conversa entre o passageiro e o taxista. Assim que é realizado o pedido, o serviço cruza os dados e já efetua a chamada do táxi para os clientes que vão dividir a corrida. Além do mais, para a segurança dos passageiros, há medição e monitoramento de 100% dos deslocamentos. A solução para empresas (compartilhamento de corridas de táxis entre seus funcionários) está em fase de lançamento e a solução para o varejo está a caminho.
Enquanto o brasileiro espera em berço não tão esplêndido o governo oferecer condições eficientes no transporte público, a sociedade e empresas como esta acabam procurando meios de contornar este problema.
Artigo em parceria com Miguel Longuini que é graduando em Administração de Empresas pela FGV-EAESP e Diretor Administrativo/Financeiro da CJE-FGV.