Entenda o que a queda na confiança do consumidor representa
27/02/13 05:00O Índice de confiança do consumidor, divulgado ontem pela FGV, caiu pela 5a vez consecutiva, recuando 1,4% em fevereiro, ao menor valor desde janeiro de 2012.
Tal notícia foi manchete em muitos jornais ontem. Mas, por vezes, é difícil compreender seu significado.
A confiança do consumidor indica sua expectativa em relação ao cenário econômico atual, às perspectivas futuras da economia, levando em consideração sua própria situação financeira e o mercado de trabalho assim como suas expectativas.
O índice é composto por uma amostra que reúne cerca de 2 mil domicílios, em 7 das principais capitais brasileiras.
O consumo é determinado tanto pela capacidade de realizar gastos, mensurada pela renda e pelos ativos disponíveis, quanto pela predisposição às compras. Essa última é mais difícil de ser percebida, daí a importância de índices de satisfação e expectativas como esse.
Quando os consumidores estão satisfeitos e esperançosos em relação ao futuro, tendem a gastar mais e poupar menos, o que induz a certo aquecimento na economia. Assim, tais índices auxiliam no balizamento do cenário futuro, se devemos esperar maior ou menor atividade econômico.
Em resposta ao consumo realizado e à alteração do nível de seus estoques, o produtores decidem se produzirão mais ou menos no período seguinte, o que altera o crescimento econômico.
Post em Parceria com Giovana Carvalho, graduanda em Economia pela FGV-EESP