"Pibinho" X Crescimento dos shoppings
20/03/13 18:00O blog Caro Dinheiro abordou, no último sábado, o crescimento pífio desempenho da economia brasileira, menos de 1% em 2012, que ganhou simpáticos apelidos, desde “Pibinho” até “Pibeco” .
No entanto, percebe-se que esse baixo crescimento não é uma tendência generalizada para todos os setores da economia brasileira. Os shopping centers, por exemplo, vivem um período de bonança.
Está prevista, só para esse ano, a inauguração de 47 centros comerciais e, para 2014, outros 23. Juntos, os 457 estabelecimentos existentes no Brasil respondem por 19% das vendas do varejo, por 877.000 empregos em 2012, e por um faturamento anual de cerca de 120 bilhões de reais.
O primeiro shopping brasileiro foi inaugurado em 1966, em São Paulo. Com a facilidade de oferecer diversas lojas e serviços reunidos, aliados a segurança e comodidade, eles se espalharam por todo o Brasil.
Nesse ano, estão previstos novos estabelecimentos em cidades como Sobral, São Gonçalo, Macapá, Pouso Alegre, Marabá, Londrina, Juazeiro do Norte, Gravataí, Arapiraca, Betim, entre outras.
Alguns fatores macroeconômicos brasileiros ajudam a entender a expansão do setor, como a redução do desemprego, aumento da facilidade de acesso ao crédito e ascensão das classes B e C, que têm avidez em consumir itens que, anteriormente, não cabiam em seu orçamento.
Post em Parceria com Giovana Carvalho, graduanda em Economia pela FGV-EESP