Páscoa mais cara
30/03/13 14:12A Páscoa já é amanhã, mas como a maioria dos brasileiros deixa as compras das datas festivas para a última hora, vale a pena discutirmos mais um pouco sobre o preço dos ovos neste ano.
Um estudo da FGV revelou que, em média, o preço do produto ficou 6,42% mais caro em relação ao ano anterior. Esse aumento ficou acima da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor, 6,04%. Em dois anos, o aumento foi de 19,78%
Na cidade de São Paulo, esse aumento foi ainda maior, em torno de 8,15%. Segundo o estudo, a capital onde mais vale a pena comprar ovos de Páscoa é Belo Horizonte, que registrou um aumento de 4,03%, abaixo da inflação.
Mesmo com essas elevações nos preços e ainda que tenha deixado para a última hora, o ideal é que o consumidor pesquise antes de fazer suas compras, pois a variação de preço pode ser significativa de um estabelecimento para outro. Além disso, o risco de encontrar produtos danificados e quebrados é maior nesse momento.
Em Santa Bárbara d’Oeste, município do estado de São Paulo, por exemplo, o Procon avaliou que a diferença de preço de um mesmo ovo pode chegar a 161%, podendo comprar três ovos pelo mesmo valor, na loja mais barata.
Outra dica interessante é pesquisar promoções na véspera ou mesmo no dia de Páscoa, pois as lojas têm um interesse muito grande em promover a queima dos estoques de um produto que não tem demanda no resto do ano.
Feliz Páscoa a todos!
Post em Parceria com Giovana Carvalho, graduanda em Economia pela FGV-EESP