Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Caro Dinheiro

por Samy Dana

Perfil Samy Dana é Ph.D em Business, professor da FGV e escreve no caderno Mercado

Perfil completo

Itaú inova no processo seletivo, mas fere princípios éticos.

Por Samy
03/05/13 08:30

No último dia 23, uma ação de recrutamento do Itaú surpreendeu os alunos da Fundação Getulio Vargas, que esperavam assistir, em lugar, uma palestra de um suposto renomado professor da Sorbonne, de nome fictício Jean Gutierre, sobre o tema “Geração Desencana”.

Na verdade ao invés de um renomado professor, o palestrante era um ator que só relevou a pegadinha sem graça a´pos aproximadamente 40 minutos, o que gerou grande indignação.

O banco organizou o evento por meio do Diretório Acadêmico da instituição e não de sua coordenadoria, optando assim por um meio de acesso aos alunos mais informal e flexível, que provavelmente criou menos empecilhos à questão ética da ação.

Como se tem visto na mídia, ações de marketing ou mesmo de recrutamento diferenciadas têm se popularizado. Um exemplo de elevada repercussão foi da Heineken, que selecionava os candidatos a uma vaga através de situações corriqueiras inesperadas, pretensamente reais.

No entanto, uma diferença deve ser ressaltada em relação a um fato e outro. No caso da Heineken, a participação dos envolvidos foi voluntária, ou seja, eles estavam realmente no processo seletivo das vagas.

Já no caso do Itaú, os alunos abdicaram de seus compromissos, aulas, trabalhos e afins com outro intuito, que não participar de um recrutamento. Assim, sentiram-se enganados e lesados, o que acabou por prejudicar a imagem da companhia, surtindo efeito contrário ao desejado inicialmente.

Uma faculdade, bem como outras instituições, pode e, às vezes, necessita ser patrocinada. No caso da FGV, tem-se um Clube de Parceiros que patrocina salas, eventos, bolsas de estudos . E o Itaú é um deles. Não raro, portanto, realizam-se, oficialmente, palestras sobre o banco e a carreira oferecida por ele.

Porém, sua atuação dentro da Fundação tem restrições que devem atender, sobretudo, princípios éticos. Acredita-se que essa ação pode ter ferido tais princípios.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog

Buscar

Busca

Categorias

  • Caro Dinheiro Impresso
  • Economicamente Viável
  • Em busca do Tesouro Direto
  • Faz sentido isso???
  • Instrumentos Financeiros
  • Mundo Econômico
  • Perfil Econômico
  • Recent posts Caro Dinheiro
  1. 1

    Estamos de mudança

  2. 2

    Mundo Econômico - 18 de Agosto

  3. 3

    Inteligência financeira em família

  4. 4

    Por que os juros são tão altos no Brasil?

  5. 5

    Vantagens e desvantagens das compras coletivas

SEE PREVIOUS POSTS

Categorias

  • Caro Dinheiro Impresso
  • Economicamente Viável
  • Em busca do Tesouro Direto
  • Faz sentido isso???
  • Instrumentos Financeiros
  • Mundo Econômico
  • Perfil Econômico
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).