Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Caro Dinheiro

por Samy Dana

Perfil Samy Dana é Ph.D em Business, professor da FGV e escreve no caderno Mercado

Perfil completo

Entenda a diferença entre pirâmide financeira e marketing multinível

Por Samy
18/07/13 07:00

No primeiro post de pirâmides financeiras, abordamos como elas se constituem e de que forma caracterizam crime. Devido à grande repercussão entre os leitores, gostaríamos agora de esclarecer com quais modalidades as pirâmides gostam ser confundidas ou apresentadas ao público, para facilitar o engodo.

Vale destacar que existem empresas sérias que utilizam tais modalidades de negócio, e, portanto cabe também ao investidor a responsabilidade de julgar quais efetivamente usufruem dessas estratégias e quais utilizam-nas apenas como fachadas para pirâmides, resistindo à tentação do ganho fácil.

Uma dica é que as pirâmides geralmente se disfarçam sob essas máscaras, mas apresentam um produto não competitivo, cuja venda é difícil.

Mas por quê?

Não é de interesse de um criador de uma pirâmide que o produto seja vendido, porque, nesse caso, ele teria que se preocupar com as questões comuns às empresas verdadeiras, como distribuição, estocagem, qualidade, autenticidade  e custo do produto, funcionários e etc. Para ele, é interessante que os associados não consigam vender e assim, para recuperar seu investimento inicial, estejam propensos a atrair muitos novos associados.

Venda Direta

Um modelo tradicional de vendas consiste na venda direta, que nada mais é do comercialização de produtos porta a porta, sem um ponto comercial fixo. Tal modelo é bastante utilizado por empresas de cosméticos, por exemplo, e não carateriza um engano, é absolutamente legal.

Como vantagens, esse tipo de vendas favorece a flexibilidade de horários dos comerciantes, bem como sua possibilidade de obter maiores rendimentos em função de sua dedicação individual.

Destaca-se aqui que, nesse caso, o ganho provém de comissões pela venda de produtos. No caso da pirâmide, o ganho é oriundo de comissões pela adesão de novos vendedores.

Marketing Multinível ou Marketing de Relacionamento

Esse sistema é derivado do sistema de vendas diretas, a diferença consiste no incentivo que se dá aos revendedores de atrair mais associados.

Isso ocorre porque o crescimento no número de clientes é limitado pelo número de vendedores. Assim, para fazer crescer esse último, a empresa solicita aos associados que recomendem novas pessoas para a mesma função que a sua, oferecendo, como incentivo, um prêmio a cada recomendação e uma comissão sobre as vendas do indicado, de forma a atrair bons vendedores e impulsionar os associados a treiná-los bem.

A diferença nessa formação de uma rede de revendedores em relação a uma pirâmide é que, nesse caso, a empresa apresenta, sim,um produto competitivo, ou seja, os lucros não provêm somente da atração de novos parceiros, mas, principalmente, da venda do produto em si.

Portanto, esse modelo de negócio, é legal.

Do que foi apresentado aqui, percebemos que as diferenças entre esses modelos e pirâmides são bastante sutis, por isso, o investidor deve ser muito cauteloso. A maior recomendação é sempre não ceder à tentação do dinheiro fácil e desconfiar de modelos em que o lucro vem somente da atração de novos associados, pois, nesse caso, o dinheiro somente percorre a cadeia, caracterizando uma pirâmide e sendo, dessa forma, insustentável.

Post em Parceria com Giovana Carvalho, graduanda em Economia pela FGV-EESP

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog

Buscar

Busca

Categorias

  • Caro Dinheiro Impresso
  • Economicamente Viável
  • Em busca do Tesouro Direto
  • Faz sentido isso???
  • Instrumentos Financeiros
  • Mundo Econômico
  • Perfil Econômico
  • Recent posts Caro Dinheiro
  1. 1

    Estamos de mudança

  2. 2

    Mundo Econômico - 18 de Agosto

  3. 3

    Inteligência financeira em família

  4. 4

    Por que os juros são tão altos no Brasil?

  5. 5

    Vantagens e desvantagens das compras coletivas

SEE PREVIOUS POSTS

Categorias

  • Caro Dinheiro Impresso
  • Economicamente Viável
  • Em busca do Tesouro Direto
  • Faz sentido isso???
  • Instrumentos Financeiros
  • Mundo Econômico
  • Perfil Econômico
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).