Sites de compra coletiva tendem a estimular aquisição desnecessária de bens
12/08/13 10:13Vendas on-line ganham cada vez mais espaço no Brasil, dando abertura a diferentes métodos de venda.
Dentre esses formatos, destacam-se as plataformas de compras coletivas, nas quais o usuário pode ter descontos na aquisição de diversos produtos e serviços se finalizar a compra dentro de um prazo determinado pelo site.
Como um consórcio de curtíssimo prazo, os preços individuais são reduzidos diante da ampla demanda formada, com descontos que podem chegar a 90% e ofertas que vão desde pacotes de viagem e cupons para restaurante até celulares e eletrodomésticos.
Para o fornecedor, que tem a oportunidade de vender mais e, principalmente, de fidelizar o cliente, os benefícios são consideráveis.
Segundo análise do instituto de pesquisa Lab42, cerca de 80% dos usuários de compras coletivas dos Estados Unidos retornam à loja ou estabelecimento que os concedeu a oferta.
Por mais que o comerciante tenha azar e venda poucos itens, a ferramenta ainda terá sido útil como marketing.
É necessário destacar, porém, que também há pontos negativos para quem compra.
Como as ofertas têm prazos curtos e, em alguns casos, quantidade limitada, o usuário se vê na urgência de adquirir o produto e, muitas vezes, efetua a compra sem avaliar sua real utilidade.
Os resultados são casos em que o comprador esquece do prazo de expiração do cupom e perde o benefício ou percebe, depois da compra, que o produto comprado não era bem o que desejava. Assim, é sempre bom pensar bem antes da compra para que a dor de cabeça não seja maior que a suposta economia.