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Caro Dinheiro

por Samy Dana

Perfil Samy Dana é Ph.D em Business, professor da FGV e escreve no caderno Mercado

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Black Fraude

Por Samy
24/11/12 06:00

Na sexta-feira passada, o Brasil assistiu a uma promoção generalizada nas lojas de varejo, conhecida como Black Friday. Essa tradição nasceu nos Estados Unidos, onde o dia posterior ao Dia de Ação de Graças inaugura a temporada de compras natalinas com grandes descontos na maioria das lojas de varejo, desde  1961.

Muitos brasileiros aguardaram esse dia para comprar roupas, eletrodomésticos, eletrônicos e alguns até mesmo madrugaram nas filas nas portas das lojas, em busca das melhores vantagens. Mas será que esse esforço vale tanto a pena assim?

Várias lojas aumentaram os preços de seus produtos pouco antes da sexta-feira e sobre esse valor mais elevado, aplicaram os “fabulosos” descontos prometidos de até 70% , o que resultava, na prática, em pouca vantagem para o consumidor.

O Homo œconomicus, previsto na teoria econômica, na prática, nem sempre é totalmente racional, acabando exposto a ser ludibriado em algumas situações. No caso da Black Friday, a impressão de estar aproveitando uma oportunidade imperdível e descontos fabulosos, sem precedentes, faz com que as pessoas comprem demasiadamente nesse dia, além, até mesmo, de sua necessidade.

Outros fatores contribuem para a impulsividade nas compras. Geralmente, nas lojas que participam dessa promoção, há um cronômetro, cuja função é exaltar a exclusividade da oportunidade e estimular ainda mais o impulso consumista, não permitindo ao consumidor ter tempo suficiente para refletir sobre o que está prestes a fazer.

É importante, em situações como essa, procurar recobrar a racionalidade e pensar se realmente o produto desejado é tão necessário assim. Deve-se tomar cuidado para não cai na famosa armadilha do crédito, já que nem sempre a pessoa tem meios de pagar por tudo aquilo que adquiriu e acabando pagando por meio de cartões de crédito ou crediários.

Nesses casos, com os juros escorchantes que geralmente são aplicados, é possível que, ao final, o consumidor pague por mais de um produto e que sua Black Friday se torne uma Red Friday, já que, quase certamente, seu orçamento doméstico se encerrará no vermelho.

Descontos são, sim, muito atrativos e podem ser bem aproveitados. No entanto, para desfrutar do melhor que eles têm a oferecer, o consumidor tem que manter a parcimônia e, acima de tudo, o senso crítico.

Post em Parceria com Giovana Carvalho, graduanda em Economia pela FGV-EESP

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